quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Manchas de sol – como evitar?



Depois dos 30, tomar sol deixa de ser um divertimento e passa a ser uma preocupação. Isso porque é nessa idade que costumam aparecer as manchas na pele  da maioria das mulheres.
Essas manchas na pele são chamadas de melasmas e aparecem geralmente no buço e maças do rosto. Hormônios anticoncepcionais e gravídicos podem piorar (e muito) as áreas com tendência a pigmentação, mas o grande vilão da história é o sol e seus raios ultravioletas que estimulam em excesso a produção de melanina, muitas vezes de forma desordenada e o resultado é o depósito de pigmento em algumas regiões e, conseqüentemente, o aparecimento de manchas escuras.
boa notícia é que hoje em dia existem vários métodos ultramodernos  capazes de remover os tais melasmas. Mas, antes de pensarmos na remoção, que tal prevenirmos o aparecimento das manchas na pele com algumas dicas de quem entende do assunto? Afinal, proteger a pele deixou de ser um pré-requisito para conservar a beleza e passou a ser uma questão de saúde.
• Filtro Solar: Neste assunto os dermatologistas são unânimes. Caso haja exposição ao sol, deve-se usar no mínimo FPS 30 com reaplicações a cada hora. Se você não é daquelas que seguem esta cartilha a risca, convém usar um filtro com um fator de proteção mais alto, com FPS 60. Fique atenta na embalagem para certificar-se que o produto tenha ação contra os raios UVA, responsável pelo envelhecimento precoce e o aparecimento das manchas na pele.
• No dia-a-dia, escolha uma base e pó no tom da sua pele com filtro 30 ou 40. Devem ser aplicadas por cima do filtro sem cor, formando uma barreira física contra os raios ultravioletas. Além de disfarçar manchas e imperfeições ainda protegem sua pele. Produtos com cor protegem melhor contra a luz visível, uma espécie de radiação proveniente de fontes artificiais, como lâmpadas fluorescentes e a luz do monitor do computador, que podem piorar as manchas.
• Sol sem chapéu está proibido! Muitas mulheres erram na escolha e acabam se dando mal. É o caso de quem opta pelo uso do boné que muitas vezes cobre apenas até a região do nariz, deixando buço e queixo expostos ao sol. A melhor opção fica por conta dos chapéus de abas largas que fazem sombra até o pescoçoou ombros. Desta forma você protege inclusive o colo, região sensível que, com o tempo e o excesso de sol, também apresenta áreas de envelhecimento, sardas e manchas.
• Fique atenta na reaplicação do filtro a cada hora principalmente nas áreas propensas à formação das manchas. Se ela já estiver ali, o cuidado deve ser dobrado. Não se preocupe se ficar com o rosto branco demais, afinal, maquilagens com efeito bronzeado servem justamente para isso.
• Cuidado com a depilação: Quem depila o buço deve evitar se expor ao sol por no mínimo três dias após a depilação, pois mesmo que invisível, pode ocorrer uma reação inflamatória no local que predispõe a formação de manchas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.