quarta-feira, 11 de julho de 2012

Poros dilatados, acabe com eles.

O tamanho dos poros é definido pela genética. E a principal causa, deles se tornarem tão visíveis, é o excesso de oleosidade na pele. “Os poros da pele oleosa são preenchidos com sebo e restos de células mortas que os deixam dilatados, tornando-os mais evidentes. Quando examinamos um paciente, um dos sinais clínicos de que ele possui pele oleosa é a presença de poros muito abertos, que são assim justamente por conta desse acúmulo de gordura e de células mortas”, justifica João Carlos.
Poros dilatados são uma disfunção estética da pele, não uma doença, porém quando as consequências dessa característica atingem níveis elevados passam sim a ser considerados uma doença, de acordo com Samanta Nunes. “Quanto maior, mais obstruído o poro. E quando os poros ficam muito entupidos, eles se tornam comedões (cravos) que já são considerados uma doença de pele: a acne grau I”, explica a médica.


Cuidados diários com a pele, evita o acúmulo de sebo e assim reduz o tamanho dos póros, siga as dicas.

Limpeza da pele: deve ser feita de duas a três vezes ao dia, com produtos próprios para a pele oleosa: espuma de limpeza e sabonete líquido, para as oleosas em geral; loção de limpeza e géis espumantes sem sabão, para as sensíveis, que irritam com facilidade.
Uso de um adstringente: o tônico, nesse caso, deve ser adstringente, pois contém substâncias que controlam a oleosidade por mais tempo. Aplicar sobre a pele limpa.
Hidratação: depois do tônico, aplicar um hidratante para pele oleosa com agentes seborreguladores (basta ler a embalagem).

Proteção solar: é imprescindível o uso de um protetor solar próprio para a pele oleosa (gel, gel-creme ou loções oil-free). A exposição diária ao sol piora o problema, pois estimula a produção de sebo, deixa a pele mais grossa e os poros mais evidentes com o tempo. “E não basta ser qualquer protetor. Os inadequados para a pele oleosa, como loções cremosas e cremes, provocam a dilatação dos poros”, alerta o médico.
À noite: sobre a pele limpa e tonificada é importante aplicar um creme que tenha alguns dos derivados da vitamina A: ácido retinóico, tretinoína, isotretinoína ou adapaleno, que precisam ser prescritos por um médico. Ou que tenha ácido salicílico, gluconolactona, ácido glicólico ou zinco, ingredientes que podem estar presentes em cosméticos de venda livre.

Esfoliante: é importante usar de 1 a 2 vezes por semana para remover o cúmulo de sebo e restos de células mortas no interior dos poros e deixá-los menores. Mas é bom não esfoliar a pele mais de duas vezes na semana para não estimular ainda mais a produção de oleosidade. Uma dica parecida serve para a limpeza do rosto, não se deve lavar mais de três vezes ao dia, para evitar efeito rebote.


 Se você quer ter uma pele mais bonita, comece a seguir as dicas e faça mensalmente um peeling, pois eles promovem uma esfoliação removendo o sebo e os restos celulares no interior dos poros, além de também afinar a pele, porque removem a camada superficial, tornando os poros menos evidentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.